Maca peruana
Maca peruana é o nome dado à planta Lepidium meyenii, um fitoterápico nativo da região dos Andes, no Peru. Cultivada acima dos 4 mil metros de altitude e há mais de dois mil anos, a maca peruana se destaca no uso medicinal por proporcionar uma série de benefícios para a saúde.
Em sua composição há quantidades significativas de aminoácidos, fibras, hidratos de carbono e minerais essenciais, como cálcio, fósforo, ferro, zinco, magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E.
Por isso, esse fitoterápico ganhou popularidade como suplemento nutricional, tendo efeitos importantes no metabolismo do corpo humano. A seguir, saiba mais sobre a maca peruana, para que serve e como tomar.
PARA QUE SERVE MACA PERUANA?
Nutritivo e energético, o suplemento de maca peruana aumenta a vitalidade, combate o estresse e o cansaço, promove a libido, aumenta a fertilidade, o desempenho sexual, auxilia em dietas de emagrecimento e combate a osteoporose e a anemia.
As propriedades da maca peruana estimulam a produção de hormônios, o que faz com que ela seja um produto muito indicado para pessoas que buscam tratamento de deficiências hormonais.
Além disso, a maca peruana fortifica o sistema endócrino e cognitivo, com efeito benéfico sobre o processo de ensino-aprendizagem.
Outra propriedade importante e muito conhecida é o controle de diabetes. O fitoterápico é capaz de reduzir a glicemia e aumentar os níveis de insulina, além de melhorar o perfil lipídico e a tolerância à glicose.
Por fim, casos de desnutrição, descalcificação, depressão e ansiedade também podem ser tratados com a maca peruana.
BENEFÍCIOS DA MACA PERUANA
- Aumenta os níveis de energia.
- Promove sensação de bem-estar.
- Alivia sintomas de TPM e menopausa.
- Aumenta a fertilidade.
- Estimula a produção de hormônios pelo organismo.
- Controla a osteoporose.
- Aumenta a resistência física.
- Melhora a memória e a concentração.
- Fortalece o sistema imunológico.
- Regula o ciclo menstrual.
- Aumenta a espermatogênese.
MACA PERUANA EMAGRECE OU ENGORDA?
Entre os benefícios da maca peruana, merecem destaque o seu efeito antioxidante – protegendo o corpo dos danos celulares – e as propriedades que contribuem para o aumento da resistência física.
Atualmente, não existem estudos científicos conclusivos e definitivos acerca dos efeitos diretos do uso da maca peruana em dietas de emagrecimento.
Porém é importante destacar que o seu consumo, combinado com estratégias de alimentação e exercícios físicos, favorece o bem-estar e a saúde física de uma forma geral, agindo indiretamente na busca de resultados voltados à perda de peso.
Isso significa que, muito embora a maca peruana não tenha propriedades comprovadas que auxiliam no emagrecimento, ela traz outros benefícios que podem contribuir para alcançar resultados físicos satisfatórios.
MACA PERUANA: BENEFÍCIOS PARA OS TREINOS
Além de oferecer diversos benefícios para a saúde, a maca peruana também é vantajosa para quem pratica atividades físicas e deseja potencializar os resultados dos treinos. Realizando a suplementação do fitoterápico, você garante muito mais energia e disposição, o que pode aumentar a resistência física e retardar a fadiga.
Mais do que isso, as fibras presentes na composição da maca peruana colaboram para o aumento da saciedade – fator com atuação indireta no controle de peso. A maca peruana também é uma alternativa aos esteróides anabolizantes, pois é rica em esteróis.
COMO TOMAR MACA PERUANA?
A maca peruana pode ser consumida em cápsulas ou em pó, como é o caso do produto da Growth Supplements, que consiste na farinha de maca. Essa versão pode ser adicionada a um líquido, como água ou suco de frutas, por exemplo, ou mesmo utilizada em receitas culinárias, como na confecção de pães e bolos. É possível, ainda, preparar shakes ou combinar a maca peruana com outros suplementos, como whey protein.
A maca peruana tem alto valor nutricional. Por isso, pode ser encontrada em diferentes apresentações: farinha, cápsulas, bebidas, geleias, extratos, entre outros.
Na Growth, você encontra a versão em pó, também conhecida como farinha de maca, que é uma das apresentações mais procuradas em razão da sua versatilidade.
Ela pode ser misturada com água, suco de frutas ou leite e consumida na forma de shake. Também é muito comum o seu uso em receitas culinárias diversas, como pães, bolos e panquecas.
MACA PERUANA EM CÁPSULAS: COMO TOMAR?
O consumo da maca peruana em cápsulas deve ser feito por meio da sua ingestão com água ou outro líquido.
A versão em cápsulas pode ser uma vantagem para quem prefere este tipo de apresentação. Entretanto, muitos consumidores preferem a farinha pela possibilidade de diversificar as formas de consumo.
Independentemente da forma de apresentação, o recomendado é consumir a maca peruana pela manhã, junto com a sua primeira refeição.
QUAL É A QUANTIDADE IDEAL DE MACA PERUANA?
A quantidade ideal de maca peruana é de uma porção por dia, ou seja, uma colher de sopa (10 gramas). Você pode programar o consumo do suplemento da maneira que desejar, o importante é garantir o aporte diário do fitoterápico. A sugestão da Growth é consumir a maca peruana nas primeiras horas da manhã.
MACA PERUANA: HÁ CONTRAINDICAÇÕES?
Em linhas gerais, é possível dizer que não existem contraindicações específicas quanto ao consumo da maca peruana. Entretanto, é importante ter em mente que toda suplementação deve ser acompanhada por um nutricionista ou médico.
O profissional tem a capacidade de avaliar as especificidades de cada paciente, indicando a suplementação mais adequada, de acordo com as necessidades e os objetivos a serem alcançados.
Além disso, pacientes com diagnóstico de doenças, bem como gestantes e lactantes, sempre devem informar o seu médico acerca do consumo de suplementos, solicitando orientação quanto à segurança do uso.
EFEITOS COLATERAIS DA MACA PERUANA
Não há estudos científicos indicando efeitos colaterais decorrentes do consumo da maca peruana considerando o uso das porções recomendadas. Para saber qual porção consumir, é recomendado conversar com o seu nutricionista.
Entretanto, pacientes com histórico de doenças preexistentes, gestantes e lactantes devem sempre consultar o seu médico antes de consumir qualquer suplemento, mesmo sendo totalmente natural.