TGO E TGP elevados
TGO e TGP são enzimas produzidas, em sua maioria, no fígado. Quando seus valores estão desregulados, potencialmente diversas doenças podem estar em curso, portanto a avaliação médica e complementação diagnóstica são importantíssimas.
O QUE É TGO?
O TGO é a enzima conhecida como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase). Ela é produzida no fígado, mas também está presente no coração, músculos, rins e cérebro.
Apenas a análise de seus níveis não é o suficiente para detectar doenças hepáticas.
O QUE É TGP?
O TGP é a enzima produzida, em sua maioria, no fígado e é conhecida como transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase). Seus níveis desregulares possuem maior associação às condições hepáticas.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE TGO E TGP?
A principal diferença entre TGO e TGP são os locais do corpo que essas enzimas são produzidas e as condições que podem interferir na sua produção.
O QUE SIGNIFICA TER O TGO E TGP ALTERADOS?
Quando os níveis dessas enzimas estão elevados, pode indicar lesões de células do fígado causadas por infecções, medicamentos, tumores, traumas, intoxicação e entre outros.
Como dito anteriormente, a elevação nos níveis de TGP é mais específica para doenças hepáticas. Já a elevação de TGO pode estar relacionada a complicações nos músculos, rins, cérebro e coração.
VALORES DE REFERÊNCIA
O TGO e TGP são medidos na parte líquida do sangue, o soro. Dependendo da metodologia utilizada para realizar o preventivo, os valores de referência são:
- TGO: entre 5 e 40 unidades por litro de soro.
- TGP: entre 7 e 56 unidades por litro de soro.
O QUE CAUSA A ALTERAÇÃO NO TGO E TGP?
Os principais fatores que causam alterações nos níveis de TGO e TGP são: hepatites agudas A ou B; hepatite C; medicamentos; obesidade; diabete e gordura no fígado (esteatose).
COMO É FEITO O EXAME DE TGO E TGP?
Para o exame, é realizada uma coleta do soro sanguíneo para análise laboratorial.
QUAIS DOENÇAS O EXAME PODE DETECTAR?
As principais doenças que estão atreladas ao nível irregular de enzimas são:
- Alcoolismo;
- Câncer de fígado;
- Gordura no fígado (esteatose);
- Hepatites;
- Intoxicação hepática;
- Mononucleose infecciosa;
- Lesão muscular;
- Infarto;
- Lesão no pâncreas;
- Queimaduras extensas.
COMO TRATAR TGO E TGP ELEVADO?
O tratamento é definido de acordo com cada caso. É importante que o médico avalie a condição na qual o paciente se encontra e proponha meios capazes de diminuir os níveis dessas enzimas no sangue.
Porém, causas crônicas, como a hepatite C e a esteatose, dificilmente atingem níveis normais de TGO e TGP.