Transtorno obsessivo-compulsivo
O transtorno obsessivo-compulsivo, ou TOC, é um transtorno mental caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões que interferem significativamente na vida diária da pessoa.
As obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos intrusivos e recorrentes que são experimentados como indesejáveis e perturbadores. Já as compulsões são comportamentos repetitivos e estereotipados ou atos mentais que a pessoa se sente compelida a realizar em resposta às obsessões, com o objetivo de reduzir a ansiedade ou prevenir um resultado temido.
Algumas das obsessões mais comuns incluem medo de contaminação, preocupação excessiva com simetria, dúvida patológica e pensamentos intrusivos de natureza violenta ou sexual. Já as compulsões podem incluir lavagem das mãos, verificação repetitiva, organização e arrumação excessiva, e contagem mental.
O tratamento para o TOC pode incluir terapia cognitivo-comportamental, medicação e/ou terapia de exposição e prevenção de resposta. É importante buscar ajuda profissional se você acha que pode estar sofrendo de TOC, já que o transtorno pode ser debilitante e interferir significativamente na vida diária da pessoa.