Tribulus terrestris
O suplemento de tribulus é feito a partir da planta medicinal Tribulus terrestris que possui saponinas, como protodioscina e protogracillina, e flavonoides, como quercetina, canferol e isoramnetina, compostos com que têm ação anti-inflamatória, antioxidante, energizante, revitalizante, melhorando a disposição física e mental.
Além disso, o Tribulus terrestris também tem propriedades afrodisíacas, que aumenta a testosterona e melhora a fertilidade, aumentando o desejo e o interesse sexual em homens e mulheres, incluindo mulheres que estão na menopausa e na pós menopausa.
O Tribulus terrestris pode ser encontrado na forma de cápsulas, sendo comercializado em farmácias e lojas de produtos naturais. No entanto, este suplemento é contraindicado para algumas pessoas e pode causar alguns efeitos colaterais e, por isso, só pode ser usado sob a orientação e prescrição de um médico.
Para que serve
O suplemento do tribulus está indicado para:
- Estimular o desejo sexual em homens e mulheres;
- Melhorar a libido em homens e mulheres;
- Melhorar os sintomas da menopausa;
- Combater a impotência sexual em homens;
- Aumentar a produção de espermatozoides;
- Diminuir o pico de glicemia após as refeições;
- Prevenir doenças cardiovasculares;
- Melhorar a ação da insulina;
- Evitar a resistência à insulina e diabetes.
Além disso, alguns estudos mostram que tomar o suplemento de Tribulus terrestris 2 semanas antes de fazer atividades físicas intensas, pode melhorar a recuperação dos músculos após os exercícios.
Como tomar
A quantidade do suplemento de Tribulus terrestris varia de acordo com o objetivo, a idade, o sexo e o estado de saúde atual da pessoa, sendo geralmente recomendado de 250 a 1400 mg por dia, durante as refeições.
É importante ressaltar que o uso do suplemento de Tribulus terrestris só pode ser feito com a orientação e prescrição de um médico.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com suplemento de Tribulus terrestris são dor de estômago, refluxo, diarreia, náusea, vômito, prisão de ventre, agitação, dificuldade para dormir ou aumento do fluxo menstrual.
Quando utilizado em excesso e por muito tempo, o suplemento de Tribulus Terrestris pode causar alteração do ciclo menstrual, acne, aumento de pelos no corpo, aumento da próstata, aumento do clitóris, danos nos rins e fígado.
Quem não deve usar
O suplemento de Tribulus terrestris não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Esse suplemento também não é indicado para quem possui aumento da próstata e pessoas que fazem tratamento com lítio.
Além disso, por ser um potente estimulante hormonal, pessoas com câncer só devem consumir esse suplemento sob a orientação de um médico.
Além disso, o suplemento de Tribulus terrestris pode aumentar ou diminuir o efeito de medicamentos para tratar a diabetes, pressão alta e anticoagulantes, sendo recomendado informar ao médico sobre o uso destes remédios.