Gordura trans
As gorduras trans são uma forma artificial de gordura encontrada em muitos alimentos processados, como biscoitos, salgadinhos, alimentos fritos e alimentos à base de margarina. Elas são formadas durante o processo de hidrogenação parcial dos óleos vegetais, o que as torna mais sólidas e estáveis e prolonga a vida útil dos alimentos.
No entanto, as gorduras trans têm sido associadas a vários problemas de saúde, incluindo aumento do colesterol “ruim” (LDL) e redução do colesterol “bom” (HDL), aumento do risco de doenças cardiovasculares e obesidade.
Por essas razões, a maioria dos especialistas em saúde recomenda evitar ou limitar o consumo de gorduras trans e optar por fontes de gordura saudáveis, como gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas. Em alguns países, a produção e o uso de gorduras trans são regulamentados ou proibidos em alimentos.
Se você deseja reduzir o consumo de gorduras trans, é importante ler as informações nutricionais nos rótulos dos alimentos e evitar alimentos processados que contenham gorduras hidrogenadas ou parcialmente hidrogenadas. Além disso, é importante optar por alimentos in natura, como frutas, verduras, grãos integrais, carnes magras e produtos lácteos sem gordura ou com pouca gordura.